Soteropolitano
Origem da palavra soteropolitano
A palavra soteropolitano vem do grego Soterópolis, que significa “cidade do salvador”, que é a forma grega do nome da cidade de São Salvador, capital da Bahia. Em grego, Soterópolis vem da junção de duas palavras: soter e polis.
A palavra soter significa salvador, ou aquele que livra ou preserva do perigo, da morte, da doença ou da desgraça. Esse título era dado a vários deuses gregos, que as pessoas acreditavam que os ajudavam e protegiam. Na Bíblia, no Novo Testamento, Jesus Cristo é chamado de soter, o salvador.
Polis significa cidade em grego, ou a comunidade da cidade. No pensamento grego, a polis era muito importante, porque era o centro da vida da comunidade. Cada polis na Grécia antiga funcionava como um estado independente e os cidadãos eram convidados a participar da vida pública, trabalhando juntos para o bem comum. Os cidadãos se reuniam no centro da polis para fazer negócios, tratar de política e socializar. No português, polis se tornou um sufixo em várias palavras, sempre com o significado de cidade.
O sufixo -ano de soteropolitano indica proveniência de algum lugar. Assim, soteropolitano significa literalmente uma pessoa da cidade de Salvador.