Remorso
Origem da palavra remorso
A palavra remorso vem do latim medieval remorsum, que significa a dor provocada pela consciência.
Em latim, remorsum vem do verbo remordere, que significa voltar a morder, causar sofrimento prolongado ou repetido ou atacar de volta, no sentido de se vingar. Por exemplo, quando você morde sua língua pela segunda vez no mesmo lugar, causa muita dor. Da mesma forma, remordere tem o sentido de voltar a mexer em uma ferida, causando mais dor ou sofrimento.
A palavra remordere vem da junção do prefixo re- com o verbo mordere. Em latim (e em português), re- é geralmente um prefixo de repetição, com o sentido de algo que acontece ou é feito outra vez. A palavra mordere significa morder, mastigar, comer, ou causar dor como uma mordida. No sentido metafórico, também tem o significado de machucar os sentimentos de alguém, fazer uma crítica dura, remoer alguma situação ou irritar alguém constantemente. Por exemplo, uma pessoa que provoca outra, falando sobre algum assunto sensível de propósito para a irritar, estaria “mordendo” essa pessoa. Assim, remordere significa literalmente "voltar a morder".
Do latim para o português, a palavra remorso ficou com o sentido de dor na consciência. Isso aconteceu porque os sentimentos negativos, reconhecendo que se fez algo errado, “picam” a mente como uma mordida. O sentimento de remorso é repetitivo, como várias mordidas no mesmo lugar sensível.