Quiçá
Origem da palavra quiçá
A palavra quiçá vem do latim qui sapit, que significa “quem sabe”.
Do latim para o português, a expressão qui sapit foi reduzida e se tornou em uma única palavra. Com o tempo, o -pit de sapit caiu e, quando as duas palavras se juntaram, o -s- se transformou em -ç-. Assim, a expressão “qui sapit?”, em latim, foi substituída por quiçá, em português.
É possível que a evolução da palavra quiçá tenha passado pelo espanhol, pela palavra quizá. Em espanhol, quizá, ou quizás, significa talvez, quem sabe, possivelmente ou eventualmente. Quiçá, em português, manteve o mesmo significado, a mesma idéia de dúvida. Como o -z- não é usado tanto em português, quizá se tornou quiçá.
Em latim, a expressão qui sapit é uma interrogação (“quem sabe?”). Qui é um advérbio interrogativo que pode significar “quem?”, “o quê?”, “qual?”, “que tipo?” ou “que coisa?”, dependendo do contexto. Na expressão qui sapit, qui significa “quem”. Qui também pode aparecer como quis, quid, quod ou quae. Sapit é uma conjugação do verbo sapio, que significa saber, entender, ter conhecimento ou ter sabor de alguma coisa.