Putativo
Origem da palavra putativo
A palavra putativo vem do latim putativus, que significa suposto ou imaginário.
Em latim, putativus significa algo que parece ser o que não é. Sua aparência é enganosa. Putativus também pode ser algo que não existe, pertence somente à imaginação. Em português, a palavra putativo manteve praticamente o mesmo sentido.
O adjetivo putativus vem do verbo putare, que significa supor, imaginar ou acreditar. Assim, putativus significa literalmente algo que se imagina ou supõe ser de certa maneira. Putare também pode ter outros significados, como considerar, estimar ou apreciar algo. Ainda outro sentido de putare é calcular, contar ou avaliar o valor de qualquer coisa.
O significado geral e original de putare é limpar ou purificar algo, podar ou tirar o mato de um terreno. A partir desse primeiro sentido de limpar, putare evoluiu para englobar todos os outros conceitos, trazendo sempre a ideia de limpar ou arrumar pensamentos, cálculos ou ideias.
Putare vem da raiz putus, que significa limpo ou puro. Algo que é putus não foi adulterado nem misturado com mais nada e não tem impurezas ou sujidade, como por exemplo um metal refinado.