Petulante
Origem da palavra petulante
A palavra petulante vem do latim petulans, ou petulantis, que significa agressivo.
Em latim, o adjetivo petulans indica alguém que é provocante, agressivo ou sempre preparado para atacar. Por causa dessa ideia de agressividade, com o tempo petulans também passou a significar ousado, insolente ou sem vergonha.
A palavra petulans vem da raiz petere, que significa buscar atingir um alvo. O verbo petere também pode ter o sentido de ir na direção de alguém ou alguma coisa com intenção agressiva, ou atacar. Ainda outro significado de petere é seguir ou buscar um caminho. Patere ainda pode ser usado com o sentido de suplicar ou fazer um pedido oficial, uma solicitação. Assim, petulans tem o sentido literal de alguém que age com agressividade ou propósito firme.
Do latim para o português, a palavra petulante perdeu o sentido de agressividade e prontidão para atacar, e passou a significar apenas uma pessoa atrevida, que age de maneira irreverente. Por exemplo, uma criança que faz exigências a seus pais, sem mostrar respeito por sua autoridade, como se ela mandasse em tudo, está sendo petulante.