Meretriz
Origem da palavra meretriz
A palavra meretriz vem do latim meretrix, que significa prostituta ou cortesã.
Uma meretrix era uma mulher que vendia seu corpo, trocando relações sexuais por dinheiro. Ela podia ser uma prostituta comum ou ser uma cortesã mantida por um homem rico. Como sempre acontece no mundo da prostituição, ser meretrix era uma situação muito precária e sem futuro, especialmente para a prostituta comum, que estava sujeita a todo tipo de abuso. Muitas prostitutas eram (e são) escravas.
Em latim, a palavra meretrix vem do verbo merere, que significa merecer. Merere também tem o sentido de conseguir alguma coisa ou receber um salário. A palavra merecer, em português, vem de merere. Assim, meretrix significa literalmente uma mulher que recebe um salário.
Muitas mulheres na Roma e na Grécia antiga eram donas de casa. Durante bastante tempo, não era muito comum uma mulher trabalhar por um salário. Mas as mulheres mais pobres, que não tinham outra forma de sustento nem família para as ajudar, muitas vezes acabavam na prostituição. Foi provavelmente por causa disso que a idéia de “mulher assalariada”, ou meretrix, ficou associada à prostituição.