Instigar

Origem da palavra instigar

A palavra instigar vem do latim instigare, que significa estimular ou provocar. Instigare vem da junção de in, que nesse caso significa “contra”, e stigo, que significa "picar". Assim, instigare tinha o sentido de picar ou provocar alguém contra alguma coisa.

Em latim, stigo está ligada à palavra tigni, que era um pedaço de madeira. Por isso, stigo significava picar com um pau. Assim como quando você cutuca alguém, ela reage, instigar significa provocar uma reação. A pessoa que instiga está tentando levar outra pessoa a fazer alguma coisa. Por exemplo, quando alguém levanta um assunto controverso em uma conversa de propósito, está tentando instigar um debate.

Instigar também pode ter o sentido de provocar. Picar um animal com um pau é instigar porque a pessoa sabe que o animal vai ter uma reação possivelmente violenta. Instigar muitas vezes tem conotação negativa, de provocar alguém ou virá-la contra outra pessoa. Um político que instiga a multidão contra uma minoria está tentando provocar uma reação violenta contra essa minoria.

Por outro lado, instigar pode significar persuadir ou convencer. Uma pessoa pode instigar outra a fazer qualquer coisa usando argumentos e tentando convencer que é uma coisa boa.