Fidedigno

Origem da palavra fidedigno

A palavra fidedigno vem do latim fide dignus, que significa digno de confiança.

Em latim, a expressão fide dignus tem o sentido de algo que merece confiança ou lealdade. Esse é o mesmo significado que fidedigno, em português. Por exemplo, um trabalhador em uma loja que é muito honesto, não rouba produtos e devolve sempre o troco correto é fidedigno.

A palavra fide vem de fides, que significa , confiança ou crença forte. Fides também pode significar fidelidade, lealdade, honestidade ou algo que é de boa-fé. Fides está ligada ao verbo fidere, que significa crer ou ter confiança em alguém ou alguma coisa.

A palavra dignus significa digno. Dignus também pode ter o sentido de ser apropriado ou merecedor de alguma coisa. Dignus vem da raiz decet, que significa ser correto, conveniente ou apropriado. Assim, a expressão fide dignus significa literalmente “digno de fé” ou “merecedor de confiança”.

Do latim para o português, a expressão fide dignus passou por um processo de aglutinação – as duas palavras se “colaram”, se tornando apenas uma, sem hífen. A palavra fidedigno é pouco usada atualmente, sendo encontrada principalmente em traduções mais antigas da Bíblia.