Et al.
Origem da expressão et al.
A expressão et al. é uma abreviatura do latim et alia, que significa “e outros”.
Em latim, o “al.” de et al. é usada como abreviatura da palavra alia (forma neutra), ou alii (masculino) ou aliae (feminino). Alia é o plural de alius, que significa “outro”. A palavra et significa “e”. Assim, et al. significa literalmente “e outros”.
O ponto na expressão et al. é necessário em português porque o “al.” é uma abreviatura.
Com o surgimento de artigos científicos e trabalhos de colaboração entre pesquisadores, a expressão et al. foi adotada internacionalmente para referências bibliográficas. Em português e muitas outras línguas, et al. é usado para substituir o nome de vários autores em uma obra escrita. Quando uma pessoa cita uma obra, deve citar, entre outras coisas, o nome da obra e o autor. No entanto, existem obras com vários autores e citar todos seus nomes seria muito difícil. Por isso, o mundo acadêmico decidiu substituir os nomes por et al.
Assim, em uma obra com vários autores, basta citar o nome do primeiro autor (ou do autor principal, dependendo das regras) e colocar depois a expressão et al. Por exemplo, se uma obra foi escrita pelo João, o Jorge, a Ana e a Mariana, na referência bibliográfica basta escrever “João et al.”