Especular

Origem da palavra especular

A palavra especular vem do latim speculari, que significa observar ou examinar.

Em latim, speculari tem o sentido de observar alguma coisa atentamente ou até espiar. A palavra speculari vem da raiz specio, que significa ver ou olhar.

Com o tempo, speculari também ganhou o significado de examinar alguma coisa, refletindo sobre ela mentalmente. Por exemplo, quando um empresário tem de decidir se quer fechar um negócio, primeiro ele procura se informar e especula sobre o que pode acontecer. Em português, esse se tornou seu significado principal.

A partir da ideia de refletir cuidadosamente sobre um assunto, a palavra especular logo também começou a ser usada em sentido negativo, como fazer fofoca sobre alguma coisa, imaginando possibilidades sem ter informação. Por exemplo, quando duas pessoas conversam sobre o carro novo do vizinho, tentando imaginar de onde comprou e como arranjou o dinheiro, estão especulando.

No século XVIII, com o surgimento do mercado de ações, especular adquiriu mais um significado. No mercado de ações, as pessoas investem em negócios, comprando uma parte da empresa (uma ação) a um preço que tem como base o lucro que se espera que a empresa faça. Assim, a pessoa que comprou uma ação terá direito a uma parte do lucro da empresa, mais tarde, ou poderá vender sua parte na empresa a outra pessoa. Como todo esse negócio depende de analisar e conseguir prever o que vai acontecer no mercado, esse trabalho ficou conhecido como especulação. Quem especula no mercado entra no jogo de compra e venda de ações.