Entusiasmo

Origem da palavra entusiasmo

A palavra vem originalmente do grego antigo enthousiasmos, que significava inspiração ou êxtase provocado por uma divindade.

No grego antigo, enthousiasmos era quando uma pessoa era possuída ou inspirada por um deus, caindo em êxtase ou tendo uma experiência religiosa poderosa. Isso acontecia, por exemplo, com o oráculo de Delfos, que era uma pessoa que se dizia ser possuída por um deus e que pronunciava profecias, no templo de Delfos, na Grécia.

Enthousiasmos vem de duas palavras: en e theos. En significa dentro. Theos significa deus. Assim, enthousiasmos significava literalmente ter um deus dentro de si.

A palavra entusiasmo chegou à língua portuguesa através do latim enthusiasmus, que adotou a palavra do grego.

Com o tempo, os povos com línguas derivadas do latim abandonaram as crenças politeístas e adotaram o Cristianismo. Aos poucos, à medida que as pessoas deixaram de acreditar tanto na inspiração provocada por várias divindades, a palavra entusiasmo perdeu esse significado. Em vez de êxtase divina, entusiasmo passou a significar muito interesse alegre e energético por alguma coisa. Por exemplo, uma pessoa que gosta muito de um cantor vai ficar entusiasmada se tiver a oportunidade de ver esse cantor ao vivo.