Enfermidade
Origem da palavra enfermidade
A palavra enfermidade vem do latim infirmitatis, que significa fraqueza.
Em latim, a palavra infirmitatis, ou infirmitas, indica uma falta de força, que tanto pode ser física como mental ou moral. Por exemplo, uma pessoa doente fica fraca mas também uma pessoa inconstante ou que não consegue se decidir também pode ser considerada fraca a nível moral ou psicológica.
A palavra infirmitatis vem da raiz infirmus, que significa fraco ou débil. Dentro dessa ideia de fraqueza, infirmus pode significar doente ou de saúde frágil. Também pode ter o sentido de algo ou alguém que não tem firmeza, poder, autoridade ou capacidade. Além disso, infirmus podia ser usado para descrever alguém com caráter fraco, como o tímido, o covarde ou a pessoa que muda constantemente de ideias.
Infirmus vem da junção do prefixo in- com o adjetivo firmus. O prefixo in- indica o contrário, a falta ou ausência de alguma coisa. A palavra firmus significa firme, forte ou sólido. Firmus também pode ter o sentido de algo que tem consistência, é constante, estável, seguro ou resistente. Assim, infirmus significa literalmente “não firme”.