Delinquente

Origem da palavra delinquente

A palavra delinquente vem do latim delinquere, que significa fazer algo errado.

Em português, o adjetivo delinquente vem do verbo delinquir, que significa cometer um crime ou fazer algo ruim. Por exemplo, uma pessoa que assalta uma casa está a delinquir contra a lei e pode ser considerado um delinquente.

Delinquir vem do latim delinquere, que significa estar em falta, normalmente a nível moral. Assim, delinquere pode ter o sentido de não cumprir o dever ou as expetativas. Delinquere também pode significar cometer um crime, errar, fazer algo ruim ou ofender alguém. Mais raramente, delinquere pode ser usado com o sentido de faltar ou não estar em no lugar onde devia.

O verbo delinquere vem da junção de duas palavras: de e linquere. De é uma preposição que indica afastamento e significa “a partir de”. Como prefixo, de pode indicar afastamento ou ser usado para reforçar a intensidade de alguma coisa. O verbo linquere significa abandonar ou deixar qualquer coisa. Linquere também pode significar deixar de lado, rejeitar ou afastar-se de algo. Assim, delinquere significa literalmente “abandonar definitivamente” alguma coisa (neste caso, a lei ou o que é certo).