Coragem

Origem da palavra coragem

A palavra coragem vem do latim coraticum, que significa a bravura que vem de um coração forte.

Em latim, coraticum tinha o mesmo significado que coragem. A pessoa com coragem não se esconde, mas enfrenta os desafios e os medos com a ajuda de sua força interior.

A palavra coraticum vem da raiz cor, que significa coração. Cor, ou cordis, também tinha o sentido metafórico de “coração”, a sede das emoções, dos pensamentos, da vontade e da inteligência. O coração representava a mente e a alma da pessoa. De acordo com o pensamento romano, e de outros povos antigos, a alma estava ligada ao coração. Assim como o coração dá vida a todo o corpo, a mente dá vida à nossa existência.

No pensamento romano, a coragem estava relacionada com o coração porque exige um “coração forte” – ânimo e força de vontade para superar o medo e enfrentar os problemas. A pessoa com coragem é vivaz, é como se o coração batesse mais forte, tornando a pessoa mentalmente mais forte.

Do latim para o português, a palavra coraticum sofreu algumas alterações. O sufixo latino -aticum foi substituído pelo sufixo português -agem, que indica a atuação de alguma coisa. Nesse caso, coragem significa literalmente a “ação do coração”.