Convescote

Origem da palavra convescote

A palavra convescote foi criada por um homem chamado António de Castro Lopes, como sinônimo da palavra piquenique. Convescote foi criado a partir da junção de duas palavras: convívio e escote.

A palavra convívio vem do latim convivium, que significa uma refeição festiva que junta várias pessoas. Convivium vem da raiz convivere, que tem o significado de viver junto com outra pessoa ou partilhar uma refeição. Por sua vez, convivere vem da junção de outras duas palavras: cum e vivere. Cum significa “junto com” e vivere significa “viver”. Então, convivere significa literalmente “viver junto com alguém”.

Escote é uma palavra que significa uma quota que cada pessoa deve contribuir. A palavra vem do francês antigo escot, que significa a quota paga por uma pessoa.

Assim, convescote significa literalmente uma refeição partilhada, onde cada um contribui com uma parte da comida.

António de Castro Lopes era um brasileiro do século XIX que não aprovava do uso de palavras estrangeiras na língua portuguesa. Em resposta à influência do francês e do inglês, ele inventou várias palavras novas de origem “mais portuguesa”, para substituir os estrangeirismos. Entre outras palavras, ele criou a palavra convescote para substituir o estrangeirismo piquenique. No entanto, a a palavra convescote não ganhou muita popularidade e a maioria das palavras que inventou nunca foram usados.