Conceber
Origem da palavra conceber
A palavra conceber vem do latim concipere, que significa ficar grávida.
Em latim, o sentido mais literal de concipere é receber e guardar alguma coisa. Também pode significar tomar alguma coisa e colocar dentro de um recipiente. Concipere também era usado com o sentido de “contrair” uma doença ou outro problema em si.
Dentro dessa ideia de receber, ou acolher, e guardar, outro significado de concipere é ficar grávida, porque, através do ato sexual, a mulher recebe o bebê dentro de si, onde fica guardado durante nove meses. Por outras palavras, a mulher “pega nenê”!
Ainda outro sentido de concipere é ter uma ideia ou um pensamento novo. A pessoa que concebe uma ideia “recebe” a ideia em sua cabeça, onde fica guardada, cresce e amadurece.
O verbo concipere vem da junção de duas palavras: cum e capere. A preposição cum significa “com”, ou “junto com”, mas como prefixo também pode ter o sentido de reforçar o sentido de alguma coisa. O verbo capere significa apanhar ou pegar em alguma coisa. Também pode significar segurar, levar, ocupar ou capturar. Assim, concipere significa literalmente “pegar seguramente”.