Coincidência

Origem da palavra coincidência

A palavra coincidência vem do latim medieval coincidere, que significa o ato de dois acontecimentos ficarem unidos pelo acaso. Coincidere é a junção de duas palavras:

Cum é uma preposição que nesta situação significa “ao mesmo tempo” ou “junto com”. Na palavra coincidere ele aparece como o prefixo co-.

Incidere é um verbo que significa “acontecer por acaso” ou “cair sobre”.

Assim, coincidência significava originalmente coisas que acontecem juntas ou ao mesmo tempo por acaso. Esse continua a ser o significado principal da palavra coincidência.

Hoje em dia, a palavra coincidência normalmente se usa para falar sobre dois acontecimentos que têm algo em comum mas não estão ligadas de propósito. Por exemplo, é coincidência quando duas pessoas na mesma festa têm o mesmo casaco. Não é coincidência quando alguma coisa é combinada ou uma situação é manipulada por outras pessoas.

Uma coincidência é uma coisa aleatória, sem significado, que parece que foi planeada mas não foi. Não implica interferência divina nem de qualquer outra pessoa. Por isso, é normal ouvir entre pessoas religiosas expressões como "não existe coincidência". Um acontecimento atribuído à ação de Deus se chama "providência divina", não coincidência.