Capcioso

Origem da palavra capcioso

A palavra capcioso vem do latim captiosus, que significa enganador ou ardiloso.

Em latim, captiosus tem o sentido de alguém que tenta apanhar outra pessoa em uma armadilha. Também pode ser usado para descrever uma pergunta ou um argumento enganoso, criado para apanhar a pessoa que responde. Por exemplo, quando um polícia faz uma pergunta enganosa, tentando fazer o suspeito confessar o crime por acidente, está sendo capcioso. Em português, capcioso manteve o mesmo significado do latim.

A palavra captiosus vem de captio, que significa engano ou armadilha. Também pode significar o ato de pegar em alguma coisa ou tomar para si. Por sua vez, captio vem da raiz capere, que pode ter vários significados.

O significado principal de capere é pegar ou agarrar alguma coisa, ou tomar algo para si. Por causa dessa ideia de levar forçosamente, também tem o sentido de capturar ou conquistar. Mas nem toda ação de tomar para si é violento. Por isso, capere também significa seduzir ou conquistar alguém de maneira enganosa.

Além do adjetivo capcioso, capere está na origem de várias outras palavras na língua portuguesa, como capturar, cativar e suas variantes.