Bucólico
Origem da palavra bucólico
A palavra bucólico vem do grego antigo boukolikos, passando para o português indiretamente, através do latim bucolicus.
No grego antigo, boukolikos significa algo que é rústico ou pastoral, relativo à vida em meios rurais. Esse significado se manteve quando passou para o português. Por exemplo, um quadro de um pastor cuidando de ovelhas no meio de um campo, longe de qualquer cidade, é bucólico.
O adjetivo boukolikos vem da raiz boukolos, que significa boieiro, ou um pastor que toma conta de gado. Assim, no seu sentido mais literal, boukolikos significa algo relativo a boieiros ou pastores. Como os pastores de gado passam grande parte do tempo na natureza, em lugares de pasto para os animais, muitas vezes são usados para representar o mundo rural. Por causa disso, a palavra bucólico ficou associada à natureza e à vida no campo.
Boukolos vem da junção de duas palavras: bou e e kolos. A palavra bous significa boi. Em português, a palavra boi também vem de bous. Bous também pode ser usado para significar gado. A palavra kolos significa cuidar ou tomar conta. Assim, boukolos significa literalmente “tomar conta de bois” ou “cuidar de gado”.