Anódino

Origem da palavra anódino

A palavra anódino vem do grego antigo anodynos, que significa livre de dor.

No grego antigo, a palavra anodynos significa não ter dor ou algo que não causa dor, que é inócuo. Anodynos também pode ter o sentido de algo que reduz ou alivia a dor.

Anodynos foi formada pela junção do prefixo a- à palavra odyne. O prexifo a- indica ausência de alguma coisa ou o contrário de qualquer coisa (“não-isto”). A palavra odyne significa dor, que pode ser dor física, do corpo, ou dor mental ou emocional, como quando alguém sofre de tristeza ou ansiedade. Assim, anodynos significa literalmente “sem dor”.

A palavra anódino chegou do grego antigo para o português indiretamente, através do latim anodynos, ou anodynon. Em português, anódino perdeu o sentido de inócuo ou sem dor, passando a significar principalmente algo que alivia a dor. Por exemplo, uma aspirina, que ajuda a reduzir a dor de cabeça, ou uma anestesia dada antes da retirada de um dente são exemplos de medicamentos anódinos.

Com o tempo, anódino também ganhou outro significado: sem importância. Isso pode ter acontecido por causa da ideia original de algo que é inofensivo ou que não dói. Essa ideia evoluiu para algo que não causa nada nem provoca nenhuma reação importante, podendo por isso ser ignorado.