Adivinhar

Origem da palavra adivinhar

A palavra adivinhar vem do latim divinare, que significa prever o futuro.

Em latim, divinare tem o sentido de conseguir predizer o que vai acontecer. Essa previsão podia ser feita à sorte ou pela dedução, mas normalmente era uma previsão feita com ajuda sobrenatural.

A palavra divinare vem de divinus, que significa divino, pertencente ou relativo a um deus. Também podia significar algo sagrado, com caraterísticas dos deuses (como ser maravilhoso) ou alguém inspirado por um deus, como um adivinho ou um profeta. Os adivinhos afirmam conseguir fazer previsões e descobrir coisas ocultas porque recebem mensagens de seres sobrenaturais, como deuses.

Divinus vem da raiz divus, que significa deus ou divindade, um ser sobrenatural com poderes especiais. Divus também podia significar divino.

Em português, a palavra adivinhar manteve o sentido de conseguir prever ou desvendar alguma coisa que não foi revelada. Adivinhar ainda tem o sentido de prever algo com ajuda divina, mas com o tempo, seu sentido principal mudou. Hoje em dia, adivinhar significa principalmente conseguir predizer algo ou desvendar um mistério por sorte ou pelo uso da inteligência.